Pesquisar este blog

terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

MORRE TELMO DE AVELAR, A VOZ BRASILEIRA DO PROFESSOR LUDOVICO VON PATO


Telmo de Avelar
  Morreu no último dia 09 de janeiro de 2017 – aos 93 anos – o ator, dublador e tradutor Telmo de Avelar. Seu verdadeiro nome era Telmo Perle Münch, nascido em Curitiba, em 02 de outubro de 1923. Entre seus trabalhos mais conhecidos como dublador estão a primeira voz oficial no Brasil do Pateta, além do Professor Ludovico Von Pato; Myko (Mike Kellin, no episódio “Os Torneios Mortais de Gama 6”, de Perdidos no Espaço. Ele pode ser lembrado, também, por ser a voz de James Stewart, em Janela Indiscreta (2ª dublagem) e como Ransom Stoddard, em O Homem Que Matou o Facínora.

Prof. Ludovico Von Pato
  Estava morando no Retiro dos Artistas há 03 anos.

  Segundo a amiga, e também dubladora, Flávia Antonelle, em entrevista ao portal EGO, Telmo de Avelar esteve pessoalmente com Walt Disney. Traduziu e adaptou músicas de vários clássicos da Disney, como O Rei Leão e Aladdin. Dirigiu a série Família Dinosauro. Foi dele a criação do nome Dino da Silva Sauro.

  Telmo foi internado no dia 06 de janeiro de 2017 no Hospital Municipal Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca por conta de complicações no tratamento contra um câncer e morreu vítima de falência múltipla de órgãos.

  Deixou uma filha, Isabela.

  Atualmente, Telmo de Avelar pode ser visto na reprise da novela Pai Herói que está sendo exibida no Canal Viva. Ele é o delegado Sandoval. No capítulo 117 que irá ao ar hoje, dia 28 de fevereiro de 2017, ele volta novamente ao papel do delegado Sandoval e receberá a personagem Norah, interpretada por Beatriz Segall e seu marido, Horácio – Emiliano Queiroz – que irão noticiar o sumiço de Carina Brandão, personagem de Elizabeth Savalla.

Telmo de Avelar (1923-2017)

Telmo de Avelar interpreta o delegado Sandoval, na reprise da novela Pai Herói (1979), no Canal Viva. O episódio acima é o 117 e irá ao ar, hoje, dia 28 de fevereiro de 2017.
Em 1979, em Pai Herói.

Telmo de Avelar dublou o ator Mike Kellin (Myko), em Perdidos no Espaço, no episódio Os Torneios Mortais de Gama 06.
Dublou, ainda, o ator James Stewart nos dois clássicos acima: Janela Indiscreta (1954), de Alfred Hitchcock e O Homem Que Matou o Facínora (1962), de John Ford (na cena, a personagem de James Stewart tenta aprender a atirar com outra personagem interpretada por ninguém menos que... John Wayne!!!).

Telmo de Avelar foi a primeira voz oficial no Brasil do Pateta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SERIADOS ANTIGOS DA TV - Curiosidades sobre as suas séries de TV favoritas.

SERIADOS ANTIGOS DA TV - Curiosidades sobre as suas séries de TV favoritas.
Da esq. para a dir.: Bastidores do seriado Zorro, Estúdios Disney, 1957 ; Jonathan Harris, o Dr. Smith de Perdidos no Espaço no Programa da Hebe; estúdio em Burbanck onde foram gravados os seriados A Feiticeira, Jeannie é um Gênio, entre outros; bastidores do seriado Batman, 1966; Erin Murphy, a Tabatha do seriado A Feiticeira, em frente à casa onde foi gravada a série.